CORRER: o exercício, a cidade e o desafio da maratona
Autor: Drauzio Varella
Editora: Companhia das Letras
2015

Que tal uma leitura intervalada? Drauzio Varella, que dispensa apresentações, dividiu seu livro sobre corrida quase como um treino. O Drauzio maratonista começa apresentando histórias pessoais nas maratonas, percepções sobre as cidades, treinos e, entre um capítulo e outro, o Drauzio médico explica sobre lesões, hiponatremia, insolação e tudo o mais a que um atleta está sujeito nas pistas de corrida. É um ótimo livro pra consultas, principalmente para quem está iniciando essa vida de corredor.
Drauzio começou a correr aos 50 anos e conta isso de forma leve e divertida. Quem já encara uma maratona vai se identificar. Quem ainda não corre tamanha distância vai se empolgar com os relatos sensíveis e apaixonados dele pelo esporte. Ele conta que já nos primeiros treinos sentiu o impacto do exercício no seu dia a dia, como maior fôlego e disposição para enfrentar as atividades diárias. “O ganho mais surpreendente, porém, veio do lado psicológico. A sensação de paz que se instalava no fim das corridas deixava rastros pelo resto do dia… Consegui controlar melhor a ansiedade… ganhei serenidade”, diz ele.
Maratona. E uma correção histórica
Lembra que você aprendeu que o ateniense Fidípides percorreu 42km, em seis horas, para pedir ajuda ao exército de Esparta e combater os persas? Que essa batalha aconteceu em Maratona e por isso hoje a competição se chama maratona e tem 42km? Pois é, o Dr. Dráuzio foi beber direto na fonte – Heródoto – e descobriu que a distância percorrida por Fidípides foi de 225km, em dois dias. Isso faz dele, na verdade, o primeiro ultramaratonista da história.

São muitos relatos de maratonas pelo mundo e também pelo Brasil. O texto de Drauzio é fluido, rico em informações e agradável até para quem não corre. Vale ter a publicação na cabeceira.