LIVRO | Nascido para Correr

Autor: Cristopher McDougall
Editora Globo
384 páginas (versão impressa)
2010

“Não quero que ninguém faça nada a não ser correr, divertir-se, dançar, comer e comemorar conosco. A arte de correr não serve para fazer os outros comprarem produtos. É preciso liberdade, cara”. Assim falou o lendário ultramaratonista Michael Randall Hickman, mais conhecido como Caballo Blanco.

O autor de Nascido para Correr, Christopher McDougall, foi atrás da história do polêmico Caballo Blanco, o americano que venceu nos ringues, largou tudo e foi para o México aprender sobre corrida e vida simples com os tarahumaras. Questionador e incomum, Caballo fisgou a atenção do curioso Christopher, que também se aventurava pelo mundo das corridas. Mas o livro não se resume à história de Caballo. Até porque encontrar Caballo já foi uma maratona por si só, que envolveu muitas pessoas e muitos conhecimentos periféricos.

Você vai ler sobre a magnífica geografia das Barrancas del Cobre (México), que ficam a 2500m acima do nível do mar, sobre o modo de vida dos super corredores tarahumaras ou rarámuris, sobre outros lendários ultramaratonistas como Scott Jurek, Ann Trason e também sobre lesões e alimentação. Além de se sentir tentado a correr descalço.

Os tarahumaras correm facinho 160km em montanhas íngremes e de piso pedregoso, de chinelos. Dificilmente perdem uma prova e há atletas com mais de 70 anos. Gel de carboidrato e isotônicos? Não. Pinoles e iskiate. Calção e camisetas dry fit? Não, saias e capas. O sorriso sai do rosto? Nunca, nem mesmo nas subidas mais cascudas. Correr é da natureza desse povo sem estradas, carros ou comidas industrializadas.

Alguns técnicos e pesquisadores da área esportiva foram entrevistados pelo autor e falam sobre suas descobertas a partir dos estudos desses povos. Prepare-se para ler sobre a lucrativa indústria dos tênis de corrida e sua relação muito próxima com lesões em corredores. Aliás, prepare-se para muita emoção também. Das histórias de vida de atletas à grande corrida narrada e vivida pelo autor ao final, tudo é emoção nesse livro.

2 Replies to “LIVRO | Nascido para Correr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *